Música, literatura, poesia, idéias, arte, batera, percussão e porrada, se precisar!

"Como sabe que sou louca?", indagou Alice.
"Deve ser", disse o gato,
"ou não teria vindo aqui".
(Alice no País das Maravilhas)


quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Murilo Rubião


Fui apresentado à obra de Murilo Rubião e a muitas outras nos idos dos anos 80, pelo meu grande confrade Orlando Toseto. Fiquei completamente louco com o universo que se abria à minha frente. Li e reli todos os livros como se precisasse me alimentar daquele universo e o Orlando precisou brigar comigo para que eu lhe devolvesse os livros. Não preciso dizer que a influência e a afinidade foi instantânea e avassaladora.

Murilo é autor de diversos contos que trazem como marca principal situações inexplicáveis, surreais, características do chamado realismo fantástico. Nos contos de Murilo Rubião, tais situações servem de metáfora aos absurdos e aos dramas da existência humana.

Murilo Rubião iniciou seus estudos em Conceição do Rio Verde, Minas Gerais, concluindo-os na Faculdade de Direito em Belo Horizonte, onde se formou em 1942. Foi professor, redator da Folha de Minas, diretor de jornal e também da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Chegou a ocupar a chefia de gabinete de Juscelino Kubitschek, quando este foi governador de Minas Gerais. Atuou entre 1956 e 1961 na Embaixada do Brasil na Espanha.

Sua personalidade era caracterizada não apenas pela timidez e cerimônia, mas também por não ser adepto de qualquer crença religiosa. Escritor meticuloso, costumava reelaborar seus contos mesmo depois de publicados, chegando a alterar o final de algumas histórias e até mesmo seu título, conforme comentários do editor da coletânea Contos reunidos.

Seu primeiro livro de contos, O ex-mágico, foi publicado em 1947. Murilo Rubião publicou em vida apenas 32 contos. Após a sua morte, um conto que permanecia inédito (A diáspora) foi publicado num livro que reuniu toda a sua obra, Contos reunidos. Os principais contos de Murilo Rubião foram traduzidos para o inglês, o alemão e o espanhol. Alguns foram adaptados para o teatro e também para o cinema.

Apesar de sua obra ser muito pouco extensa, Murilo Rubião é considerado o maior autor de realismo fantástico no Brasil.Convido a todos a conhecerem esse gênio, e sua imaginação, num mundo onde tudo é possível e estranho.

Abaixo a obra do homem:


O Ex-Magico(contos) Rio de JaneiroUniversal 1947



Estrela Vermelha(contos)Rio de JaneiroHipocampo1953


Os Dragões e outros contos(contos) Belo HorizonteMovimento-Perspectiva1965


O Pirotécnico Zacarias (contos) São Paulo Ática 1974


O Convidado (contos) São Paulo Quiron 1974


Murilo Rubião: Contos Reunidos (contos) São Paulo Ática, 2ª ed.1999


A Casa do Girassol Vermelho (contos) São Paulo Editora Companhia das Letras 2006


O Pirotécnico Zacarias (contos) São Paulo Editora Companhia das Letras 2006

3 comentários:

Tamara Ortiz disse...

Ah! Eu também quero!

hahaha!

Tamara Ortiz disse...

Ah! Eu também quero ler!

Hahaha!

Yan Kaô (Obashanan) disse...

Tamara, se não fosse sujeira, eu postava os livros aqui, de graça!!