Música, literatura, poesia, idéias, arte, batera, percussão e porrada, se precisar!

"Como sabe que sou louca?", indagou Alice.
"Deve ser", disse o gato,
"ou não teria vindo aqui".
(Alice no País das Maravilhas)


sábado, 2 de agosto de 2008

Lançamento de livro de Júlio Lerner: Clarice Lispector, essa desconhecida...



Julio Lerner, jornalista, trabalhou na TV Cultura por 2 décadas. Realizou diversos programas como apresentador, diretor, editor, roteirista.

Sempre com a preocupação e interesse em preservar a memória da cultura brasileira, Lerner teve sua carreira marcada pelo chorinho, sendo o responsável pelo resgate do gênero musical já fora de moda.

Um outro momento que deixou marcas profundas na imagem de Lerner foi a entrevista que realizou com Clarice Lispector em 1977 no Programa Panorama, pelo qual recebeu o prêmio APCA pela melhor entrevista do ano. Esta foi a única entrevista que a escritora concedeu. “Perturbadora”, “misteriosa” são os adjetivos mais utilizados para classificar esta entrevista.

Julio Lerner foi desde então constantemente procurado por estudiosos da obra de Clarice Lispector para prestar seu depoimento. Por isto, decidiu ele próprio escrever um livro contextualizando e apresentando suas impressões pessoais. Em “Clarice Lispector, essa desconhecida...” a entrevista de 1977 é o ponto de partida para, de um modo original, tentar desvendar Clarice.

Em seu livro, Lerner entrevista amigas da escritora: Olga Borelli e Maria Bonomi e a professora de literatura Yudith Rosenbaum e vai até a Ucrânia, país de origem da escritora, onde iniciou seu “livro-reportagem”. Lá, Lerner se depara com a destruição da memória da cultura ucraniana e mais uma vez cumpre seu papel jornalístico: trazer ao público sua história.

Julio Lerner morreu aos 67 anos, em 30 de julho de 2007 e deixou o livro, sua homenagem à Clarice Lispector prestes a ser editado. Agora é a vez de Lerner ser homenageado, não só como um escritor, mas antes, como um importante personagem de nossa cultura.

Clarice Lispector, essa desconhecida.

Programação:
19h - Exibição da entrevista com Clarice por Júlio Lerner
19h30 - Mesa redonda com Paulo Caruso, Maria Tucci Carneiro e Yudith Rosenbaum
20h30 - Lançamento do livro
Dia 19 de agosto, às 19h
Local: Livraria Cultura - Shopping Villa Lobos
Av. Nações Unidas, 4727 - Fone 3024-3599

3 comentários:

Neide disse...

Puxa, eu não estava sabendo desse livro!! Valeu a dica Yan, obrigada, amo a Clarice!

Forte abraço, fica na paz!

Webert Gomes disse...

Muito me entristece saber da morte de Lerner. Iniciei a leitura do livro recentemente sem ao menos saber que ele havia falecido. Tenho me prestado a ler tudo o que se refere e Clarice e não poderia não me aventurar na vida de Lerner também, que conheceu a escritora de perto. Quando estava começando a identificá-lo, feliz por ter em vida - para compartilhar comigo emoções tácitas da literatura de Clarice - alguém que a conheceu antes de sua partida do mundo, descubro que ele morreu. Preciso me recompor. Sabe de que ele morreu? Não encontro informações integrais. [webertgomes.blogspot.com] Abraço!

Anônimo disse...

Onde morreu Julio Lerner??Desconhecia sua morte. Conheci a última companheira dele, psicanalista.